O que é Benchmarking?
Esse termo (Benchmarking – Ponto de referência) remete à palavra “benchmark” que significa “referência”, que é uma ferramenta/prática de gestão que objetiva aprimorar processos, produtos e serviços, gerando mais lucro e produtividade.
Ele consiste em um processo de pesquisa entre empresas do mesmo ramo, com o foco em observar o desempenho de seus produtos, processos e serviços em relação aos concorrentes. Nessa tarefa, a análise, interpretação, avaliação e verificação das informações coletadas. É necessário entender o que os dados significam e como podem beneficiar a sua empresa.
Para realizar essa prática, não basta apenas coletar dados e compará-los entre a sua empresa e alguma concorrente escolhida; é necessário que alguns princípios sejam seguidos, garantindo uma boa execução e belos resultados! Alguns desses princípios, como a legalidade dos dados comparados, uma troca ética dos mesmos dados, a confidencialidade desse estudo e uma preparação (para aproveitamento máximo do benchmarking) são passos essenciais para um ótimo resultado!