Como os gatilhos mentais influenciam nas vendas?
Marketing e vendas estudam o comportamento do consumidor. As organizações precisam entender o que leva as pessoas a comprarem e como se dá esse processo de decisão para criar abordagens mais efetivas em toda a jornada de compra.
O neuromarketing ajuda nisso. Além de conhecer os gostos, preferências e dúvidas dos consumidores, essa área também investiga o que se passa no inconsciente.
Então, as áreas de marketing e vendas usam os gatilhos mentais que são comuns à nossa cultura como técnica de persuasão. Mais adiante, você vai conhecer vários deles. Mas pense, por exemplo, no gatilho da exclusividade: quem não gosta de se sentir especial por ter acesso a algo exclusivo?
É assim que a gente se sente quando é criança e recebe um elogio da professora na frente da turma. Aquele elogio é só para você e desperta uma sensação de prazer que faz você se dedicar mais aos estudos (mesmo que essa decisão seja inconsciente).
Então, na nossa sociedade, esse senso de exclusividade é um gatilho mental. Portanto, as empresas podem explorar nas suas estratégias para despertar decisões de consumo.
O marketing pode aproveitar esse sentimento na hora de nutrir o relacionamento com o consumidor, dizendo que enviou um conteúdo exclusivamente para ele. Já os vendedores podem oferecer um desconto exclusivo para fechar a venda com um potencial cliente.
Só que muitas vezes as empresas erram a mão no uso dos gatilhos mentais. Para persuadir os clientes, acabam exagerando ou enganando nas abordagens. Além de ser antiético, o consumidor vai resistir às suas artimanhas. Por isso, é preciso usar os gatilhos mentais com ética e responsabilidade.
A intenção é proporcionar uma experiência positiva, sem associar sua marca a sentimentos ruins. Assim, você vai conseguir otimizar as estratégias, aproximar a marca do seu público e fechar vendas mais rapidamente.
Por que minha empresa deve investir em mídias sociais?
Os brasileiros estão cada vez mais conectados. 70% das pessoas no Brasil possuem acesso à internet, e nosso país é responsável por 10% de todo o tempo gasto nas redes sociais no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos nesse ranking. Por isso, as marcas têm descoberto que investir em mídias sociais é uma ótima fórmula para se relacionar com o público e gerar novos negócios lucrativos.
Assim, nesse artigo, vamos mostrar porque a sua marca precisa ter presença digital nas redes sociais e como fazer essa introdução ao mundo do Marketing Digital da melhor maneira. Confira!
Por que investir em mídias sociais têm sido cada vez mais necessário para as empresas?
Com um mundo cada vez mais conectado, a jornada do consumidor mudou. Hoje em dia, o público-alvo é impactado por propagandas e conteúdos atrativos nas redes sociais, que o conduzem ao desejo de compra. Conteúdos de qualidade, informativos, cheios de relevância e que captam a essência da comunicação naquela rede social, ajudam o consumidor a se decidir pela interação com variadas marcas.
Por isso, o contato nas mídias digitais precisa ser interativo e aliar o uso de várias estratégias para conquistar a audiência. Aqui, iremos mostrar algumas vantagens de se investir em mídias sociais e como usá-las a favor da sua marca.
Criar relacionamentos de qualidade
Uma das principais funções das redes sociais é a criação de um canal de relacionamento direto com o seu público. Dessa forma, quando uma página ou um perfil da marca é criado, espera-se um conteúdo de qualidade, que informe como essa marca trabalha, quais produtos ou serviços ela oferece e que também haja interação com os seus clientes e contatos.
No Instagram e no Facebook, por exemplo, através dos comentários nas fotos ou em perguntas nos stories, você pode interagir com seu público, fazer perguntas interessantes, responder questionamentos. Todas essas interações são ótimas para criar engajamento com a sua audiência, o que faz com que as pessoas tenham mais vontade de consumir a sua marca e divulgá-las aos seus amigos e rede de contatos.
Gerar tráfego para o site
Principalmente se você possui um e-commerce ou faz vendas dos seus serviços pelo site, sabe que ter um tráfego sempre alto é algo imprescindível para manter sua taxa de vendas sempre em dia. Além disso, é no site que a sua empresa concentra a maior parte das informações necessárias para a compra. Nesse momento, as redes sociais entram como fortes aliadas para manter o tráfego do seu site sempre alto.
Elas atuam como uma porta de entrada para que o seu público possa conhecer o site da empresa, já que, existem redes sociais em que são possíveis inserir links nas postagens e compartilhar publicações e fotos dos blogs do seu site. Usando essa estratégia, é possível aumentar o número de pessoas que irão conhecer o seu conteúdo e aumentar as vendas no seu e-commerce de forma orgânica.
Construção de autoridade na sua área ao investir em mídias sociais
Quando você publica conteúdos com informações de qualidade, sua autoridade no setor aumenta. O seu público percebe que a sua empresa conhece bem sobre o assunto ao qual está falando e tem curiosidade em buscar informações nas suas redes. Isso faz com que, logo que esse público precise resolver algum problema relacionado à sua área de atuação, ele se lembre do seu trabalho e faça a contratação de um serviço ou a compra de um produto. Por isso, fazer o que chamamos de “Marketing de Conteúdo” é tão importante.
Trazemos aqui alguns exemplos de como você pode fazer isso:
1. Fazer um blog e compartilhar seus conteúdos no Facebook;
2. Ter um canal no Youtube para publicar vídeos próprios sobre a sua área de atuação;
3. Fazer publicações em artes gráficas e texto no Instagram com conteúdos interessantes relacionados à sua marca;
4. Fazer stories interessantes no Instagram mostrando de forma prática a sua atuação no mercado ou explicando pontos importantes do seu trabalho.
Fidelização de clientes
Investir em mídias sociais é uma ótima forma de fidelizar os seus clientes e, assim, aumentar os seus investimentos na marca. Quando sua empresa possui uma rede social interessante, você consegue reter aquele público por mais tempo e fazer com que ele se sinta interessado por mais produtos ou serviços que você oferece. Além disso, o contato direto com a sua marca permite que o usuário possa utilizar as redes sociais para tirar dúvidas, fazer sugestões, o que aproxima ainda mais o relacionamento.
Mensuração de resultados
As redes sociais possuem, em geral, uma ótima vantagem que realmente faz toda a diferença: a mensuração de resultados.
Investir em mídias sociais garante que as suas estratégias serão completamente acompanhadas por números que endossam o sucesso de determinada campanha. Sempre que há um investimento em publicidade no Facebook ou no LinkedIn, por exemplo, durante toda a campanha é possível acompanhar o número de pessoas que estão em contato com a sua marca e quais são as suas reações ao conteúdo. Esses números auxiliam a moldar estratégias cada vez mais assertivas que impactam verdadeiramente o público-alvo.
Gostou das vantagens listadas de se investir em mídias sociais? Mostramos somente algumas delas, mas existem várias marcas que têm inúmeros cases de sucesso com o uso das redes sociais. Para saber mais, sobre o mundo das mídias digitais, a Spiner tem um blog com as principais atualizações sobre Marketing Digital. Além disso, possuímos várias soluções para que a sua marca tenha um posicionamento de sucesso nas redes sociais e gere vários resultados em vendas. Conheça nossos serviços e crie uma presença digital que fidelize sua audiência.
Fonte: https://www.spiner.com.br
Identidade visual para o Instagram, processo importante na criação de marketing
A identidade visual para Instagram é o que vai determinar a personalidade do seu negócio e ajudar a transmitir a imagem que você deseja passar para seu público-alvo. Além disso, determinar o estilo de publicação dos seus conteúdos, deixará seu feed harmônico mais bonito e, consequentemente, atrativo.
Neste artigo, você verá dicas essenciais para desenvolver a sua identidade visual. Confira!
Criando uma identidade visual para Instagram
O primeiro passo para você criar uma identidade visual para seu Instagram profissional é fazer um briefing de ideias, ou seja, um documento onde você deve anotar suas referências e também:
- características da sua empresa;
- descrição do seu produto ou serviço;
- que sensação, valores e ideias quer que seu negócio transmita.
Depois disso, seguir os próximos passos deverá ficar mais fácil. Veja:
Defina a paleta de cores
A paleta de cores é bem importante porque vai padronizar suas publicações no Instagram, transmitir a identidade do seu negócio e ajudar no conhecimento da sua marca pelo público. Além disso, não se fixe muito nas cores quando for publicar, posts monocromáticos podem acabar deixando seu feed do Instagram desinteressante.
Veja alguns significados e sensações que as cores representam:
- preto: autoanálise e mistério;
- branco: paz, sinceridade;
- verde: esperança, perseverança;
- vermelho: paixão, conquista;
- amarelo: descontração, otimismo;
- azul: segurança, confiança;
- laranja: tolerância, gentileza.
Para ver se determinadas cores combinam entre si, basta pesquisar por “cores complementares”. Isso deverá ajudar!
Escolha as formas
As formas podem se referir ao tipo de fonte que você vai usar nas publicações (que falaremos a seguir) e também outros elementos visuais que podem acompanhar uma imagem. Por isso, é muito importante determinar os formatos na hora de criar a identidade visual no Instagram.
Veja algumas formas e o que elas transmitem:
- quadrado: indica racionalidade, neutralidade e objetividade.
- círculo: indica infinito, ilimitado e atemporal.
- triângulo: indica crescimento, divindade, harmonia e proporção.
- abstrata ou inclinada: indica movimento e diversão.
Determine o tipo de fonte
A fonte é o elemento responsável por dizer como é sua empresa, por isso é essencial na criação de uma identidade visual para Instagram. Ela precisa combinar com as formas e cores que você escolheu e também ser legível para o público.
A fonte pode ser clássica, no estilo “à mão” se você quer transmitir sofisticação, e também de “forma” para passar mais clareza e objetividade nos posts.
Identidade visual no Instagram precisa de padrão
Depois de ter todas essas características definidas, você deve manter o padrão. Ou seja, não fazer publicações no Instagram um dia com uma fonte e usar outra fonte no dia seguinte.
A importância do Marketplace para o teu negócio
Você já ouviu falar em Marketplace? Esse modelo de negócio é um recurso útil para as empresas, ajudando a alavancar as vendas por meio da internet. Diferentemente do conceito de e-commerce, os marketplaces são como shoppings online.
O que é um marketplace?
O marketplace remete a um conceito mais coletivo de vendas online. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus produtos, dando ao cliente um leque de opções.
Portanto, trata-se de uma rede cujos vendedores podem fazer suas ofertas dentro do mesmo site. Em outras palavras, é como um shopping center online cujos visitantes têm acesso a várias lojas.
O conceito de marketplace não é novo. No Brasil, ele começou a ser implementado em 2012. Agora, muitas grandes empresas digitais já aderiram. Alguns exemplos são o B2W – fusão entre Lojas Americanas e Submarino, a Livraria Saraiva e o Walmart.
Como dito, existem diferenças entre um marketplace e um e-commerce.
No caso de um e-commerce, você entra no site da Loja X e escolhe uma geladeira que é vendida e enviada pela própria Loja X.
No caso de um marketplace, você pode entrar no site da Loja X e escolher uma geladeira que está sendo vendida e enviada pela Loja Y.
Quais as vantagens de um marketplace?
Para os usuários, o marketplace representa mais praticidade. Afinal, ele pode ver, em um único site, ofertas de vários vendedores. Assim, é possível comparar e escolher o melhor preço facilmente.
Além disso, ele pode comprar de várias lojas diferentes e efetuar apenas um pagamento, em vez de passar por múltiplos processos de pagamento em vários sites.
Enquanto isso, para os lojistas, ele é sinônimo de colaboração. Anunciando seus produtos nos marketplaces, as empresas — grandes ou pequenas — ganham mais visibilidade e conseguem alavancar as vendas.
O conceito é o mesmo que justifica o sucesso de uma loja física em um shopping center. As pessoas podem entrar para comprar o produto de outra loja, mas veem os produtos na sua vitrine e acabam comprando também.
O marketplace é uma vitrine em um shopping center virtual.
Além da visibilidade, as empresas também ganham em reputação junto ao consumidor. Quando uma loja menor, menos conhecida, coloca seu produto no marketplace de um gigante do mercado, consegue quebrar algumas objeções de compra ligadas tipicamente à falta de confiança.
Como funciona o sistema de marketplace?
Se você quiser fazer negócios em um marketplace, o processo é simples, mas requer atenção. Basicamente, você deverá fazer um cadastro da sua empresa e dos seus produtos.
Então seus produtos passam a ser divulgados. Eles aparecem em pesquisas e são sugeridos aos usuários de acordo com seu histórico de buscas e compras.
Esteja atento à comissão cobrada pela empresa que gerencia o marketplace.
A comissão corresponde a um valor que vai de 9.5% a 30% de cada venda realizada. A variação corresponde ao nível de divulgação que você solicita durante o seu cadastro: quanto maior a visibilidade dos seus produtos, maior também a comissão.
Sabendo disso, você precisa avaliar a viabilidade de entrar em um marketplace.
- Será que a sua margem de lucro resiste ao custo do produto, associado ao custo da comissão?
- Ou, será que o aumento esperado no volume de vendas vai compensar a redução na margem de lucro?
- Ou, ainda, será que o marketplace vai alavancar as vendas mas canibalizar a lucratividade?
Além da cobrança da comissão, o marketplace também possui um prazo para liberação dos valores que você recebe em vendas.
Este prazo varia de 02 a 45 dias, contados a partir da postagem ou entrega do pedido. É uma maneira de garantir que você vai atender devidamente aos clientes.
Considere estes fatores e faça uma análise de viabilidade financeira detalhada antes de decidir se vale a pena implementar o marketplace.
Outro ponto que precisa de atenção é a escolha do marketplace ao qual você vai associar sua empresa. O público que visita cada um pode ter perfis ligeiramente distintos, tanto em relação a fatores demográficos quanto interesses.
Por isso, é importante cadastrar-se no marketplace que apresenta usuários mais alinhados com o perfil dos seus clientes.
Finalmente, leia também as políticas e termos da plataforma escolhida. Você tem a obrigação de adequar-se a estas condições. Do contrário, pode receber denúncias dos clientes e ser retirado da plataforma, ou punido de outras maneiras.
Tenha em mente que as empresas que mantém um marketplace são muito rigorosas com o cumprimento de normas. Afinal, sua reputação está em jogo.
Qual é a importância de um marketplace?
Como nós já dissemos, o marketplace tem impacto positivo sobre a visibilidade e a credibilidade junto aos clientes. Mas esses não são os únicos fatores que levam ao aumento nas vendas.
O marketplace também é eficiente na fidelização dos clientes. Ele oferece todas as ferramentas para que você crie ações que agregam valor à experiência do usuário com sua marca.
Pense na Black Friday: nos marketplaces, milhares de lojistas ofereceram produtos com preços especiais. Ao participar desse evento, você cria uma oportunidade para o cliente ter uma experiência positiva, garantindo que ele vai comprar novamente.
É muito mais simples promover um evento desse porte online do que em uma loja física.
Além disso, comparado a um e-commerce, o marketplace não exige tanto investimento em marketing. Também não há custos severos de TI, com desenvolvimento e hospedagem. A empresa que gerencia o marketplace cuida disso por você.
Em outras palavras, o marketplace aumenta o faturamento enquanto reduz os custos, potencializando a lucratividade.
Outra vantagem do marketplace é a escalabilidade deste modelo. Conforme você aumenta seu portfólio de produtos, é muito fácil exibir os novos produtos para os clientes. Basicamente, não existem limites.
E você já pensou em associar sua empresa a mais de um marketplace? Existem duas vantagens importantes para esta prática.
Em primeiro lugar, você pode atingir mais pessoas — todos os usuários do marketplace A, mais todos os usuários do marketplace B.
Mas, não se esqueça: como já mencionamos, você precisa buscar sempre os marketplaces que possuem perfil de usuários compatível com o típico cliente da sua empresa.
Em segundo lugar, você pode atingir o mesmo usuário, mais de uma vez. Ele terá contato repetido com sua marca em diferentes plataformas, o que cria mais oportunidades para a decisão de compra.
Para completar, o marketplace é uma alternativa de fácil manutenção. O processo de cadastrar produtos pode ser feito por poucas pessoas. Assim, sua equipe pode focar em atividades mais estratégicas, como analisar o mercado, definir preços e escolher novos produtos para seu portfólio.
Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/marketplace/
Vantagens em anunciar no Google ADS
Hoje o Google possui 90% das pesquisas online são realizadas através da plataforma do Google, com essas informação é possível entender que anunciar no Google ADS é uma alternativa para seu negócio, visto o retorno e visibilidade que os estudos revelam.
Os links gerados no Google ADS ajudam tanto pequenas ou grandes empresas a divulgar a sua marca, produtos ou serviços sua interface intuitiva e os vários recursos de ajustes e análises em tempo real auxiliam na otimização constante das campanhas online.
Listamos abaixo algumas das principais vantagens em anunciar no Google ADS:
1- Alcance: ter a possibilidade de alcançar possíveis clientes em potencial
2- Custo x Benefício: Google é uma opção de baixo custo se comparando com outros tipos de publicidade
3- Gerenciamento: tenha total controle das suas campanhas e anúncios, os links patrocinados do Google, geram métricas onde é possível identificar como pequenas mudanças impactam no desempenho da campanha como um todo
4- Segmentação: Permite que você exiba seus anúncios para alcançar pessoas com interesses específicos, ou seja, as pessoas que estão interessadas em seus produtos e serviços, entre as formas de segmentação existem: Palavras-chave, local do anúncio, idade, idioma e dispositivos.
Fonte:
vocenogoogle.com
iugu.com
support.google.com
LGPD para site e e-commerces: como se adequar?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma lei brasileira inspirada e projetada na GDPR (General Data Protection Regulation), lei europeia de mesmo cunho, que entrou em vigor em 2018. A LGPD busca regulamentar o tratamento de dados pessoais por todos aqueles que captam informações sensíveis sobre indivíduos, desde nomes e endereços à dados bancários.
A principal mudança diz respeito à clareza dos motivos pelos quais os dados são solicitados, normalmente detalhada nos campos “Política de Privacidade”. Será necessário a atualização das Políticas de Privacidade da plataforma utilizada, para fundamentalmente manter a transparência com os clientes.
Outra mudança importante é a possibilidade de escolha de quais dados o cliente gostará de fornecer, podendo vetar o consentimento de uso a qualquer momento.
4 benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas
A internet mudou radicalmente a forma como as empresas conseguem atrair a atenção de seus clientes. Antes, era necessário o gasto de verbas com propagandas tradicionais em TVs, rádios, jornais, revistas, etc. Hoje, as pessoas estão expostas a muitas opções de mídia e canais informativos, e junto disso, as pessoas estão cada vez mais experientes em ignorar propagandas invasivas ou irrelevantes.
Isso tem feito com que qualquer propaganda só seja efetiva quando gera algum valor real com o público-alvo, sendo relevante para o cliente e gerando interesse. Por isso, nós separamos algumas vantagens diversas do porque você deve adotar um profissional de Marketing Digital!
- O controle está nas suas mãos: Com o Marketing Digital, é possível medir em detalhes todos os resultados de cada campanha, além de saber o que está funcionando e o que não está, investindo em ações que te dão mais retorno;
- Reconhecimento rápido: Seja de forma orgânica em buscas no Google, ou por anúncios e redes sociais, potenciais clientes são atraídos de forma crescente para o site da sua empresa, aumentando as chances de venda;
- Gera audiência: A produção de um conteúdo relevante possibilita a construção de uma base, como e-mails cadastrados, assinantes de blog, seguidores nas redes sociais, etc. Esses contatos, após um tempo, acabam passando de um ativo de marketing fundamental para a empresa, para a audiência da sua empresa;
- Um ótimo custo-benefício: Combinando as características anteriores, isso faz do Marketing Digital um ótimo custo-benefício para geral bons resultados a partir de baixos orçamentos. Aliando as aplicações de recursos e conteúdos com ideias inteligentes e planejadas, o investimento na internet tem muito mais retorno se comparando com mídias tradicionais.
Qual a importância da fotografia para campanhas na internet?
Fotografia tem a função de transmitir sentimentos tanto em meio pessoal, jornalístico ou comercial. Nos atentando aos fins comerciais, é necessário técnica e produção para transmitir a mensagem pensada e que fará o público-alvo realmente aderir a ideia (comprar o seu produto, ou solicitar o seu serviço), e é aí que entra a fotografia publicitária!
A fotografia por si é capaz de transmitir diferentes sensações, como felicidade, tristeza, fome, etc. O objetivo da fotografia publicitária é transmitir essas emoções e mensagens de forma potencializada, sendo pensada de forma sistemática e planejada desde o seu conceito e ideia, até enquadramento, iluminação, cenário, personagens e muitos outros elementos. Dessa forma, é possível mostrar o seu produto e serviço da melhor maneira para o seu cliente.
Em muito casos, é possível trabalhar com esses tipos de fotos selecionadas de um banco de imagens. Porém há uma alternativa: utilizar fotos próprias! Mas por que isso é vantajoso? Simples: com a geração de fotos próprias, isso facilitará a personalização de conteúdos e a produção de materiais específicos para a sua empresa, gerando uma atração de clientes e um conteúdo orgânico.
Qual a importância da utilização de tráfego pago?
O tráfego pago é uma maneira de investir em plataformas e sites que destacam o seu conteúdo de acordo com o tipo de usuário. Ele possibilita que os visitantes cheguem até um site, uma loja ou uma página por meio de anúncios publicitários. Esse tipo de anúncio é diferente de anúncios orgânicos, pois esse depende de um investimento para gerar os devidos resultados.
Algumas empresas não sabem se o investimento nesse tipo de anúncio vale a pena, pois acreditam que o orgânico já é o suficiente para um bom resultado. O tráfego pago tem as vantagens de proporcionar uma visibilidade para o negócio em questão de forma rápida, contribuir na divulgação de ações específicas (como campanhas ou eventos do negócio), melhora a taxa de conversão de leads em clientes, entre muitos demais benefícios e vantagens pra que essa seja uma maneira de alavancar o seu negócio.
O que é Growth Hacking?
O objetivo de toda empresa é crescer, especialmente aquelas que estão iniciando suas operações. Então como esse crescimento pode ser potencializado? Assim, entra o growth hacking. Se trata de uma nova maneira de pensar no Marketing Digital, que coloca as empresas no caminho certo para concretizar os seus objetivos da maneira mais rápida e com o menor uso de recursos possível.
Essa prática consiste em uma série de ações e estratégias que envolvem a realização de experimentos visando o crescimento do negócio em questão, a partir de seus pontos críticos. A equipe elabora hipóteses, verificam a sua validade a partir de testes, e assim descobrem brechas ou oportunidades que façam o negócio crescer. O grande diferencial dessa prática para as outras técnicas de marketing está no foco em fazer tudo isso da forma mais rápida e mais econômica possível.